A boa semelhança entre Dexter e Mr Robot


Não, não estou aqui para fazer uma comparação levantando qual série é a melhor, até porque Dexter percorreu um caminho maior que Mr Robot. Vou compará-las com o objetivo de indicá-las para vocês. 
As séries que irei indicar hoje são: Dexter e Mr Robot












Sinopse:
Dexter é uma série americana já finalizada que conta a história de Dexter Morgan, um serial killer que esconde seu verdadeiro eu em uma vida perfeitamente normal e comum vista aos olhos dos outros (a não ser que você esteja deitado em uma mesa encoberto em plástico). De manhã trabalha no Departamento de Polícia de Miami, como especialista forense em amostras de sangue, tem uma namorada, dois enteados e uma irmã, Debra Morgan. À noite é um assassino que caça e mata outros assassinos, fazendo justiça com suas próprias mãos.

Minha opinião:
Eu assisti o piloto de Dexter há muito tempo atrás e mesmo achando legal, não senti muita vontade de continuar assistindo e dei prioridade à outras séries. Me arrependo até hoje. Há algumas semanas atrás resolvi dar uma segunda chance e mesmo a série não ter me prendido no início, notei que estava viciada quando terminei a primeira temporada e precisei começar a segunda URGENTEMENTE. Dexter é uma série que trás momentos tensos (alguns tensos demais em que eu precisava dar pausa e retomar o fôlego para continuar), engraçados e dramáticos, isso tudo sendo retratado com muito talento pelo ator principal, Michael C. Hall. O bom de Dexter é que o telespectador se sente conectado com o protagonista, já que sabemos todos os seus pensamentos, e pode fazer com que várias pessoas se identifiquem com o serial killer (não que quem assista Dexter vai ter vontade de sair matando qualquer um pela frente). Quem nunca se sentiu deslocado em algum momento da vida? A série também nos faz refletir sobre como realmente conhecemos, ou que achamos que conhecemos, pessoas que convivem diariamente conosco. Sinto que a série faz críticas ao modo falso como vivemos, sempre escondendo o que sentimos e pensamos, vivendo presos à um desconhecido: nós mesmos. Quem nunca se olhou no espelho e sentiu como se não conhecesse a pessoa refletida que atire a primeira pedra. A série também traz uma boa equipe de atores e personagens impecáveis, que mesmo não sendo serial killers, têm que conviver com seu próprio monstro. Outra coisa que me chama a atenção na série é a trilha sonora. O esperado seriam músicas sombrias nas cenas de tensão, mas na maioria das vezes nos deparamos com músicas um tanto quanto animadas, que passam a sensação de inquietude e de um certo desconforto. Se esse era o objetivo de quem montou a trilha sonora, deu certo. Isso também é mostrado na abertura (uma das minhas preferidas), em que tudo o que vemos pode ser relacionado com o cotidiano de uma pessoa normal, claro, se ela não fosse um serial killer. Tudo isso com uma música de fundo sensacional. Dexter me conquistou e além de ter entrado para a minha lista de séries favoritas, entrou para a lista de personagens preferidos. A série foi finalizada com oito temporadas e está disponível na Netflix, ou em qualquer site de séries online. 











Sinopse:
Mr Robot conta a história de Elliot, um jovem programador anti-social que trabalha como engenheiro de segurança virtual durante o dia, e como hacker vigilante durante a noite. Suas atividades chamam a atenção de um líder de um misterioso grupo de hacker que o recruta para destruir a firma que ele é pago para proteger. Elliot luta para resistir à chance de destruir os CEOs da multinacional que ele acredita estarem controlando, e destruindo, o mundo.

Minha opinião:
Mr Robot foi uma das séries que eu comecei a assistir por acidente. A encontrei por acaso enquanto procurava uma série em um site de séries online e percebi que nunca tinha ouvido falar dela, ou lido sobre ela em algum lugar. Não sei o que me chamou atenção, mas quando vi que tinham apenas três episódios, eu pensei “Por que não?”. Eu não costumo fazer isso, porque sempre esqueço quando sai episódio novo e acabo perdendo o interesse pela série, mas decidi arriscar. Antes de assistir vi várias pessoas comentando o quanto a série era boa, mas também muito confusa, o que me fez ficar com um pé atrás, já que não gosto de séries que eu não entendo (quem gosta?). Assisti o piloto e fiquei muita curiosa com o que iria acontecer, o que não é muito comum já que muitos pilotos não me convencem, mesmo depois eu descobrindo que a série é boa. Assisti os episódios disponíveis e ao contrário do que vi as pessoas falando, não achei uma série confusa, só é uma série que requer muita atenção, apenas. Mr Robot é uma série que faz você questionar a forma como está vivendo, tanto fisicamente como virtualmente. A série critica a forma que nos expomos na internet, quando Elliot consegue facilmente ter acesso à vida de várias pessoas hackeando suas redes sociais e computadores, e às vezes não sendo preciso nem hackear: toda a nossa vida já está visível para estranhos na internet. A série também critica o mundo capitalista em que vivemos e o fato de apenas nos importamos com uma coisa: os números em nossas contas bancárias. O grupo de atores é bom e como a série ainda está no início não me apeguei à nenhum personagem. Pelo pouco que eu vi de Mr Robot, acho que será uma ótima série e vou (tentar) assistir os novos episódios assim que saírem. A série ainda está na primeira temporada e o início dela está disponível em sites de séries online. 

Apesar de serem séries que abordam assuntos totalmente diferentes, há várias semelhanças na forma como são montadas e desenvolvidos os personagens.

Dexter X Elliot
Possuem dificuldades em se socializar
Elliot e Dexter possuem dificuldades em se socializar. Dexter porque possuiu um trauma na infância que o impossibilitou de possuir sentimentos, e Elliot porque enxerga a verdadeira realidade em que vivemos ao contrário das pessoas que convivem com ele. 

Conversam consigo mesmo em pensamentos 
Assim como em Dexter, logo no início de Mr Robot somos introduzidos à pensamentos na mente do personagem. Muitas vezes vemos situações em que os dois pensam algo, mas acabam falando outra coisa totalmente diferente, ou imaginam algo que queriam que acontecesse, mas não o fazem. 

Possuem uma vida dupla
De manhã, Elliot é um engenheiro de segurança virtual e à noite um hacker vigilante. Dexter é um especialista forense em amostras de sangue pela manhã, e um serial killer pela noite.

Conhecem as pessoas através de pesquisas pela internet
Elliot e Dexter não são o tipo de pessoa que gostam de fazer perguntas quando querem conhecer mais sobre alguém. Acostumados, acham facilmente informações sobre determinada pessoa pela internet.

Querem fazer do mundo um lugar melhor
Não sei se um lugar melhor definiria corretamente a vontade de Elliot e Dexter, mas dá para perceber que eles não são fãs de “pessoas más”. Claro que cada um resolve da sua forma (um mata e outro denuncia anonimamente à policia), mas possuem um mesmo objetivo.

São muito inteligentes
Podemos ver com clareza o quanto são bons no que fazem, tanto em seus trabalhos quanto livrando o mundo de idiotas. 

Odeiam (e não compreendem) a sociedade
O título fala por si só. 

Lembrando que fiz esse post não com o objetivo de comparar, diminuindo ou aumentando as séries e os personagens citados, mas sim com o objetivo de indicar séries que eu estou assistindo ou que já assisti. Deixando bem claro que gosto de ambas as séries.


Espero que tenham gostado e até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...